RHI Magnesita investe em inovação e expande vida útil de mina para 60 anos com foco em economia circular e rejeitos
- martim.barbosa
- 19 de jan.
- 4 min de leitura
Adoção de tecnologia de ponta e processos de economia circular garantem maior aproveitamento na lavra e transformam rejeitos em soluções para infraestrutura e construção civil
Investimento que combina inovação, eficiência e sustentabilidade, com foco na redução de desperdícios de matéria-prima. Este é o resultado do aporte de R$ 541 milhões da RHI Magnesita, líder global em refratários, no novo forno rotativo em Brumado (BA), que consolida a unidade como um hub global de matérias-primas à base de magnesita. Esta é a peça central de uma estratégia robusta de gestão de resíduos e economia circular, que já resulta na ampliação da vida útil da Mina de Pedra Preta de 27 para 60 anos.
O novo forno rotativo, que passou por testes faseados em 2024, aumenta em 25% a capacidade produtiva anual de sínter magnesiano e, crucialmente, permite um maior aproveitamento na lavra. Isso só é possível porque o equipamento aproveita mais o mineral extraído, utilizando como minério parte do que antes era considerado estéril. Apesar de o estéril não ser rejeito ou resíduo era um material não utilizado e sem valor agregado, sendo também um subproduto da mineração que exige gestão.
Inovação e circularidade transformam rejeitos em coprodutos de alto valor
A gestão de resíduos da RHI Magnesita é conduzida de forma sistemática, com indicadores que monitoram a redução de geração e o aumento da utilização de coprodutos. Essa abordagem transforma o que seria descartado em soluções concretas para a economia circular. O novo forno rotativo, por exemplo, permite que o material estéril seja aproveitado como minério, o que amplia significativamente a vida útil da Mina de Pedra Preta.
Além disso, a empresa aplica rejeitos e coprodutos em diversas frentes: na recuperação ambiental de áreas degradadas, onde servem como material de cobertura e controle de erosão, melhorando a estabilidade do solo; na infraestrutura, substituindo brita e cascalho na manutenção de vias internas e estradas vicinais; e na construção civil, com o desenvolvimento de tijolos e bloquetes ecológicos que reduzem o consumo de cimento.
Há ainda o uso do material proveniente da mineração a seco na agricultura, para formulação de fertilizantes e corretivos. Internamente, a empresa fortalece a circularidade ao reutilizar produtos refratários como matéria-prima secundária na produção de novos itens, reduzindo o volume de resíduos e a necessidade de extração mineral.
A tecnologia de ponta do novo forno rotativo, com sistemas automatizados e controle otimizado de combustão, representa um avanço que possibilita o desenvolvimento de um portfólio ampliado de produtos sinterizados com menor impacto ambiental.
A RHI Magnesita também investe em tecnologia para segurança operacional. Em seus armazéns, um sistema inovador utiliza tecnologia UWB (Ultra Wideband) em empilhadeiras para criar um raio de proteção entre veículos e pedestres, emitindo alertas sonoros e luminosos. Embora o impacto seja mais qualitativo, a redução de paradas por acidentes e o aumento da confiança operacional contribuem diretamente para a produtividade. Globalmente, o investimento anual do grupo em inovação é de € 83 milhões.
"O aporte aplicado no novo forno rotativo é a materialização do nosso compromisso inegociável com a sustentabilidade e a inovação. Ao estender a vida útil da nossa mina para 60 anos e transformar o que antes era resíduo em coproduto, demonstramos que a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental caminham juntas. A segurança de nossos colaboradores, reforçada por tecnologias como o sistema UWB, é a base para impulsionarmos a economia circular e garantirmos um futuro mais responsável para a mineração”, explica Wagner Sampaio, presidente regional da América Latina da RHI Magnesita
A visão de sustentabilidade da RHI Magnesita se baseia na evolução contínua e no fortalecimento da economia circular. Ao transformar a gestão de resíduos em uma fonte de valor e inovação, a empresa reforça sua relevância no mercado e seu papel como agente de transformação na indústria. O foco em soluções que agregam valor, tanto nos processos produtivos quanto na performance dos clientes, assegura maior competitividade e um futuro onde o aproveitamento máximo dos recursos naturais é a regra, e não a exceção.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) ("ESCC") da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse o site da RHI Magnesita.


Comentários