RHI Magnesita investe em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos refratários de baixa condutividade térmica para aumento de eficiência energética
- martim.barbosa
- 19 de jan.
- 3 min de leitura
Produtos quem eliminam o processo de queima já contribuem com a redução de emissões de até 600 kg de CO₂ por tonelada produzida.
Em um movimento para a descarbonização e inovação da indústria refratária, a RHI Magnesita tem investido, ao longo dos últimos anos, no desenvolvimento de produtos de baixo teor de CO2. O ligante K, resultado do investimento contínuo em pesquisa e formulação de produtos sustentáveis, foi desenvolvido pelo time de pesquisadores da empresa e permite a produção de refratários sem a etapa tradicional de queima, eliminando o consumo de combustíveis fósseis e reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa.
A tecnologia possibilita economia de até 600kg de CO₂ por tonelada de refratário produzido, um marco que, em 2024, contribuiu para a redução de 4000 mil toneladas de CO₂ nas operações da RHI Magnesita na América Latina, o equivalente a retirar aproximadamente 1000 carros das ruas por um ano.
"O ligante K representa um divisor de águas para a indústria. Simplificamos processos, economizamos energia e promovemos a eficiência energética e operacional dos nossos clientes, colocando a sustentabilidade no centro da estratégia", ressalta Carlos Pagliosa, Pesquisador da RHI Magnesita na América Latina. “Isso acontece porque o novo ligante possibilita a formulação de refratários que exigem menos aquecimento, apresentam menor condutividade térmica e reduzem perdas térmicas na operação do cliente.” Afirma.
Desenvolvimentos como esse fazem parte das metas corporativas da empresa para reduzir emissões de CO2 em 15% por tonelada de produto e o consumo de energia em 5% por tonelada até o final de 2025. O impacto positivo se reflete na redução da pegada de carbono ao longo da cadeia, contribuindo para que os clientes alcancem menores emissões de escopo 3. Além disso, a transparência é ampliada com a inclusão da pegada de carbono nas fichas técnicas, orientando decisões mais conscientes de clientes e parceiros.
Conduzido pelo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da RHI Magnesita, em Contagem (MG), essa tecnologia conecta alta-performance e meio ambiente em uma agenda ousada de descarbonização, que também engloba reciclagem e uso de nanotecnologia. Desde 2019, mais de 90 projetos foram conduzidos nessa agenda.
"O ligante K não apenas reduz emissões e economiza recursos, mas consolida nossa liderança oferecendo soluções concretas para uma indústria sustentável. Juntos, movemos o futuro da indústria refratária, em sintonia com as demandas ambientais e a proteção do planeta para as próximas gerações", conclui Rodrigo Borges, head de Pesquisa & Desenvolvimento da RHI Magnesita na América Latina.
Com visão de futuro, a RHI Magnesita reafirma seu papel na liderança de soluções de baixo carbono, convidando clientes e sociedade a avançar juntos por uma economia limpa, circular e responsável.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) ("ESCC") da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse o site da RHI Magnesita.


Comentários