Jornada Liga STEAM 2025 promove capacitação gratuita para 300 jovens em cinco estados
- martim.barbosa
- 19 de jan.
- 3 min de leitura
Formação on-line e gratuita prepara jovens para o mercado de tecnologia e contribui para a inclusão e a equidade de gênero
Em um movimento que une educação, tecnologia e inclusão social, a Jornada Liga STEAM 2025 chega a cinco estados brasileiros com o objetivo de capacitar 300 jovens para as profissões do futuro. A iniciativa é uma parceria da Fundação ArcelorMittal com a CBMM e acontece nas cidades de Araxá (MG), João Monlevade (MG), São Gonçalo do Amarante (CE), Feira de Santana (BA) e São Paulo (SP).
O programa, que oferece formação gratuita e on-line, prepara jovens para ingressar no mercado de trabalho em áreas relacionadas a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). O conteúdo abrange disciplinas essenciais para o setor de tecnologia, como programação, DevOps, desenvolvimento web e machine learning, com aulas realizadas na plataforma AWS. Ao todo, serão 680 horas de formação, com conclusão prevista para junho de 2026.
“Para a CBMM, apoiar a Jornada Liga STEAM 2025 é acreditar no potencial dos talentos que irão impulsionar o futuro da ciência e da tecnologia no Brasil. Promover uma educação de qualidade é essencial para ampliar oportunidades e reduzir desigualdades. Mais do que um projeto de formação, essa iniciativa representa uma verdadeira semeadura de conhecimento e inovação, cujos frutos beneficiam toda a sociedade”, afirma Chris Canavero, Head de Sustentabilidade da CBMM.
Com trilhas de aprendizagem, mentorias de carreira, desafios práticos e encontros híbridos, a Jornada busca ampliar o acesso de jovens, especialmente mulheres, às carreiras tecnológicas, contribuindo para reverter desigualdades de gênero e estimular a inclusão social por meio da educação.
“A Jornada Liga STEAM foi desenvolvida com objetivo de preparar as jovens para os novos desafios do mercado de trabalho. A iniciativa abre um caminho de qualificação para que jovens mulheres, de diferentes cantos do país, ocupem o espaço que merecem”, afirma a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.
Lançada em 2024, a Jornada Liga STEAM já formou cerca de 80 meninas em Piracicaba (SP) e Resende (RJ). A consultoria técnica do Instituto Proz Educação reforça a qualidade e o rigor pedagógico do programa, que conecta a formação acadêmica às demandas reais do mercado.
Além de contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, a iniciativa tem forte impacto socioeconômico, promovendo mobilidade social, geração de renda e empregabilidade. O projeto faz parte do compromisso contínuo da CBMM em estimular a educação de qualidade, fomentar o protagonismo juvenil e incentivar a diversidade nos campos da ciência e da tecnologia.
Sobre a Liga STEAM
Criada em 2022, a Liga STEAM busca promover a adoção da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas brasileiras, uma abordagem muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além da Jornada Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como o Prêmio Nacional Liga STEAM, a formação em STEAM para educadores e gestores de redes públicas de ensino e, recentemente, a criação da Rede Nacional de Educadores Liga STEAM, para implementação da abordagem na escola onde eles atuam.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM celebra 70 anos de atuação em 2025, atendendo mais de 500 clientes em 50 países. Com sede no Brasil e escritórios regionais na Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece tecnologia aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa tem uma atuação focada na pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações. Nos últimos anos, a CBMM firmou parcerias e realizou investimentos estratégicos em empresas e startups visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Para mais informações, visite o media center.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.


Comentários