top of page

Museu Dona Beja recebe a exposição “Eztetyka da Terra” a partir de 17 de novembro

  • martim.barbosa
  • 19 de jan.
  • 3 min de leitura

Mostra do Festival de Fotografia de Tiradentes reúne artistas do Brasil e do exterior e propõe novas formas de olhares sobre a relação entre o ser humano e o planeta 


O Museu Histórico de Araxá – Dona Beja se transforma, a partir de 17 de novembro, em um espaço de encontro entre arte e natureza. A exposição “Foto em Pauta – Eztetyka da Terra”, do Festival de Fotografia de Tiradentes, reúne olhares do Brasil e do mundo que questionam a relação do ser humano com o planeta. São mais de 80 imagens que convidam o público a enxergar a Terra não como cenário, mas como protagonista da própria história. 

Com curadoria de João Castilho e Pedro David e direção artística de Eugênio Sávio, a mostra propõe um mergulho visual e poético nas conexões entre humanidade e ambiente, inspirada nas ideias de Glauber Rocha e Édouard Glissant. Participam artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles Daniela Balestrin (SC), Gustavo Moura (PB), Luciana Alt e Vitor Moura (MG), Luciano Candisani (SP), Janelle Lynch (EUA) e a dupla Peter Fischli & David Weiss (Suíça). 

“A ideia de uma estética da terra veio de Édouard Glissant. Queríamos investigar como artistas que trabalham com fotografia lidam com os diversos agenciamentos terrestres — rios, pedras, plantas, animais, solo — e suas relações. Por isso, resgatamos também a grafia ‘Eztetyka’, de Glauber Rocha, como forma de linguagem contracolonial”, explica o curador João Castilho. 

Criador do projeto Foto em Pauta, o fotógrafo e produtor cultural Eugênio Sávio destaca que a iniciativa nasceu em Belo Horizonte para aproximar público e artistas por meio de exposições, palestras e oficinas. Em 2011, o projeto deu origem ao Festival de Fotografia de Tiradentes, hoje uma das principais referências da fotografia autoral no Brasil. A presença em Araxá, pelo quarto ano consecutivo, amplia ainda mais o acesso do público ao festival. 

“Araxá tem uma produção cultural vibrante, e essa ponte com o Festival de Tiradentes amplia a visibilidade dos artistas e consolida Minas Gerais como referência na fotografia contemporânea. ‘Eztetyka da Terra’ traz olhares muito diversos e provoca reflexões urgentes sobre a nossa relação com o planeta”, comenta Eugênio. 

O curador Pedro David acrescenta que o público poderá perceber conexões entre obras de tempos e lugares distintos, que dialogam por meio de formas, cores e discursos visuais. 

“Que cada um seja afetado da forma que for possível, mas que possa refletir como a Terra é o resultado de infinitas conexões - todas elas muito frágeis, e que, por isso mesmo, precisam ser cuidadas. Esperamos que o público pense a respeito de como estão levando suas vidas e o impacto que suas ações podem ter na Terra – uma reflexão cada vez mais urgente”, destaca Pedro. 

Para a Head de Sustentabilidade da CBMM, Chis Canavero, a companhia busca inspirar formas de pensar o desenvolvimento sustentável, valorizando a cultura como caminho para um futuro mais equilibrado e conectado com a natureza. “A arte tem o poder de sensibilizar e ampliar o olhar sobre temas fundamentais para o futuro do planeta. Ao apoiar o Festival de Fotografia de Tiradentes e a exposição “Eztetyka da Terra”, a CBMM reafirma seu compromisso com iniciativas que promovem reflexão, diálogo e consciência ambiental. Convidamos toda a população de Araxá e região a aproveitar essa oportunidade de vivenciar a arte de perto, refletir sobre nossa relação com o meio ambiente e se inspirar para construir um futuro mais sustentável e harmonioso”, explica.  

A exposição Eztetyka da Terra é uma iniciativa do projeto Foto em Pauta e conta com o patrocínio da CBMM e do Itaú, com apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). A realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal. 


Serviço 

Exposição: Foto em Pauta – Eztetyka da Terra Abertura: 17 de novembro de 2025 (segunda-feira) Período: 17 de novembro a 16 de dezembro de 2025 Local: Museu Histórico de Araxá – Dona Beja Horário de funcionamento: 

- Segunda a sexta-feira: das 12h às 18h - Sábados: das 9h às 15h - Domingos e feriados: das 8h às 12h Entrada: gratuita Informações para a imprensa: Talyson Oliveira - (34) 9 9178-9446 

 

Sobre a CBMM      

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM celebra 70 anos de atuação em 2025, atendendo mais de 500 clientes em 50 países. Com sede no Brasil e escritórios regionais na Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece tecnologia aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa tem uma atuação focada na pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações. Nos últimos anos, a CBMM firmou parcerias e realizou investimentos estratégicos em empresas e startups visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Para mais informações, visite o media center.  

Comentários


© 2022 por Martim Barbosa. Criado com wix.com

  • LinkedIn
bottom of page