top of page
martimbarbosa9

3 maneiras que o contador perde clientes sem necessidade

Atualizado: 6 de out. de 2022



O mercado contábil está difícil e competitivo. Mesmo assim, ainda existem profissionais que se concentram, basicamente, na elaboração de demonstrativos contábeis e na execução de rotinas.

Todo empreendedor contábil tem o desejo de manter e ampliar sua carteira de clientes, mas isso não significa que você tem que cobrar mais barato e participar de uma guerra de preços. Para conseguir este objetivo, é necessário que algumas atitudes sejam tomadas e mudanças sejam implementadas.

Para que você fidelize sua carteira atual e possa planejar a expansão de seu negócio, vamos pontuar três situações que levam os contadores a perderem seus clientes.

1ª – Não utilizar a tecnologia

Sim, a execução de rotinas contábeis é muito importante para as empresas. Entretanto, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil existem mais de 500 mil profissionais contábeis, competindo no mesmo segmento. Se todos oferecem o mesmo tipo de serviço, a tendência é que os contratantes acabem optando pela proposta de menor custo.

Sendo assim, é essencial que o profissional esteja atento às inovações tecnológicas. Isso agrega valor aos trabalhos prestados, diminui o tempo de serviço rotineiro e possibilita estar mais próximo de seus clientes, construindo estratégias ou, até mesmo, conquistando novos parceiros comerciais.

Um bom exemplo dos benefícios da tecnologia é fazer a Auditoria Digital dos arquivos fiscais, contábeis e trabalhistas antes de transmiti-los, com o objetivo de detectar eventuais problemas antes da fiscalização.

Uma vez que o sistema de Auditoria Digital realiza um diagnóstico rápido e preciso, sobra tempo para que o profissional resolva as inconsistências e melhore os processos. Enquanto a auditoria digital aponta os erros (faz o diagnóstico), os contadores usam seu tempo e seu conhecimento para solucionar os problemas e reduzir os riscos fiscais e trabalhistas.

2ª – Não se diferenciar

Muita gente fazendo a mesma coisa e estabelecendo uma guerra de preços para conseguir clientes. Este não é o melhor dos cenários para qualquer profissional, incluindo os contadores.

Em meio a uma disputa acirrada, com ofertas de produtos similares, investir em especialização é essencial, mas se destacar em um mercado com tantos profissionais atuando não é fácil. Além das competências pessoais necessárias para avançar, é necessário oferecer serviços diferenciados e entregar resultados concretos.

Um trabalho consultivo, por exemplo, é baseado em dados e análises. Isso demanda tempo, artigo em falta na rotina contábil, para levantamento de informações, teste de hipóteses, diagnóstico e elaboração de observações e recomendações.

Como consultor, o contador deve se enxergar como seu próprio cliente e tentar buscar as melhores soluções que possam ajudá-lo. O uso de robôs e a automatização de processos viabilizam o trabalho estratégico do profissional contábil, libertando-o de tarefas operacionais e consumidoras de tempo, além de possibilitar a realização de mais análises e obtenção de mais dados.

É preciso que o contador tenha a tecnologia como aliada para realizar o trabalho operacional (praticado pela grande maioria) e atue com visão estratégica, ou seja, que tenha a capacidade de realizar um planejamento para o futuro focado em resultados mensuráveis.

3ª – Não apontar oportunidades

Em momentos de crise, os contadores têm um papel fundamental junto aos seus clientes, apontando oportunidades que proporcionem redução de custos e de obtenção de recursos adicionais.

Um exemplo de atuação estratégica é revisar a classificação fiscal de mercadorias dos clientes, já que classificar de forma errada os produtos ou não acompanhar a evolução das normas pode gerar uma tributação equivocada, fazendo com que as empresas deixem de pagar o montante devido ou paguem valores a maior.

A Recuperação de Créditos Tributários (RCT) é outra excelente oportunidade, tanto para os contadores, que podem ganhar honorários sobre os valores recuperados, quanto para empresários, que podem injetar novos recursos em suas empresas e gerar economia futura. Nunca foi tão necessário recuperar créditos e gerar redução de custos, visto que muitos estabelecimentos estão em um momento de baixo fluxo de caixa. Fazer com que as empresas possam dispor de capital novo pode significar a manutenção de empregos e a retomada da economia.

Use a tecnologia a seu favor!!!

A todo momento, a tecnologia é uma aliada. Seja para o envio de documentos, seja para o armazenamento de informações, ou consulta da legislação. Por isso, é muito importante ter uma ferramenta que possibilite a consulta de todas as informações tributárias vinculadas aos códigos NCM (IPI, II, PIS/COFINS, ICMS Interno, ICMS-ST e CEST), bem como as incidências e repercussões relacionadas às diversas verbas salariais (INSS, FGTS, IRRF, Contribuição Sindical).

Apurar créditos tributários, monitorar automaticamente a situação fiscal no e-CAC ou, ainda, realizar a auditoria eletrônica de arquivos e o cruzamento entre obrigações acessórias distintas irá contribuir sobremaneira com as empresas em um momento tão delicado.

Ao utilizar robôs para automatizar processos, você aumenta sua eficiência e economiza seu tempo. Com isso, você pode estar mais perto de seus clientes, atuando estrategicamente e fortalecendo os laços de confiança.

Deixe o robô trabalhar para você!!!

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São nove ferramentas integradas, onde o robô realiza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade intelectual e de valor reconhecido.

AUDITORIA DIGITAL A FAVOR DA CONTABILIDADE CONSULTIVA

Enquanto o robô trabalha para você, mantenha seu foco na estratégia!

Mais de 210 mil empresas auditam mensalmente seus arquivos fiscais, contábeis e trabalhistas com a solução da e-Auditoria.

Visite www.e-auditoria.com.br e saiba mais sobre a 3ª Geração de Auditoria Digital!


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page