top of page

A importância da auditoria digital para a Recuperação de Créditos Tributários - RCT

  • martimbarbosa9
  • 25 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de out. de 2022



A Auditoria digital é uma metodologia que utiliza arquivos eletrônicos para conferir e cruzar dados contábeis, fiscais e trabalhistas, detectando inconsistências e indícios de sonegação fiscal. Por isso é muito importante que escritórios de contabilidade e empresas em geral adotem uma rotina para a realização desse trabalho.

Auditar constantemente documentos fiscais e arquivos de obrigações acessórias é uma prática que proporciona vários benefícios, como a redução dos riscos fiscais, redução de custos, melhoria dos processos de geração das informações e a diminuição do retrabalho.

Todavia a auditoria digital pode e deve ser utilizada também para o levantamento de créditos tributários, visto que é um método muito mais rápido, preciso e eficaz para detectar valores passíveis de recuperação, via restituição ou compensação.

Como funciona a auditoria digital

O processo de auditoria digital funciona através do carregamento de arquivos digitais para o sistema, que extrai e analisa informações a uma velocidade de milhares de linhas por segundo, fornecendo os cálculos atualizados dos possíveis créditos. Ou seja, com a auditoria digital o processo é muito mais rápido, preciso e eficaz.

Como utilizar a auditoria digital no processo de RCT

A auditoria digital, quando bem aplicada, pode reduzir a carga tributária e detectar várias oportunidades de Recuperação de Créditos Tributários (RCT). Vejamos alguns exemplos práticos:

1. Efetuar a Revisão Fiscal de maneira eletrônica: a auditoria digital permite verificar se vários procedimentos fiscais estão corretos (classificação fiscal de mercadorias, enquadramento tributário, emissão de documentos fiscais, etc.) e se as informações transmitidas ao Fisco são consistentes. Ao identificar e corrigir procedimentos incorretos, este processo reduz os riscos de notificações e autuações fiscais, pode gerar redução de carga tributária e, até mesmo, identificar créditos oriundos de pagamentos indevidos ou a maior. Além disso, a auditoria digital identifica recolhimentos passíveis de discussão judicial, permitindo que o profissional de RCT trabalhe com diversas teses tributárias.


2. Revisar os códigos NCM com o auxílio de uma base histórica de legislação: os códigos NCM também podem ser revisados através de um sistema. Mesmo que a atribuição da NCM ao produto seja de responsabilidade do fabricante da mercadoria ou do importador, é fundamental que as empresas revisem seus cadastros para que seja possível identificar códigos inválidos, fora da vigência ou sem pertinência com a natureza da mercadoria. Um software de auditoria identifica NCM inválidas e fornece toda a legislação sistematizada para auxiliar na correta revisão do cadastro de produtos.


3. Realizar a classificação fiscal de mercadorias automaticamente: através da classificação fiscal de mercadorias é possível estipular tributos incidentes, identificar incentivos fiscais, políticas de defesa comercial, acompanhamento da valoração aduaneira e, ainda, normas que regem sua comercialização. Esta classificação fiscal pode ser feita automaticamente pelo software de auditoria digital através dos códigos NCM, restando ao profissional de RCT apenas o trabalho de revisão. Com isso, identifica-se itens monofásicos, alíquota zero, com suspensão, isenção, etc e que, por equívoco, foram tributados, possibilitando solicitar a restituição ou compensação dos valores indevidamente recolhidos.

Como a auditoria digital potencializa a conquista de novos clientes?

Utilizar a auditoria digital para levantar créditos tributários permite que o profissional de RCT atenda um número muito maior de clientes, o que potencializa sua atuação e, consequentemente, seu ganho de honorários. Vejamos:

1. O processo de auditoria digital é muito mais rápido, preciso e eficaz: isso significa que o profissional de RCT não precisa perder seu tempo lidando com documentos físicos e planilhando valores de forma manual. O tempo economizado nos levantamentos de créditos permite que mais clientes sejam prospectados e atendidos, com mais qualidade e mais precisão.


2. A auditoria digital permite fornecer diagnósticos prévios e sem custos: com o auxílio de um sistema, o profissional de RCT pode oferecer um levantamento dos créditos sem custos e sem compromissos. É uma ótima forma de iniciar um relacionamento com seu futuro cliente, pois antes de cobrar qualquer honorário, o profissional oferta um serviço e mostra o que é capaz de fazer. Conhecendo os valores que podem ser recuperados, os empresários ficam muito mais motivados a contratar a RCT, aumentando bastante o índice de efetividade no fechamento de novos negócios.


3. Utilizar auditoria digital gera credibilidade e autoridade: para se destacar no mercado, é preciso se diferenciar. Profissionais que utilizam a auditoria digital transmitem credibilidade, passam a imagem de modernidade e, com isso, aumentam sua autoridade. Para fechar contratos de RCT é essencial fazer com que os clientes enxerguem esses dois valores em quem for atendê-los: credibilidade e autoridade. Com os sistemas de levantamento de créditos o profissional se diferencia, mostra agilidade, precisão, segurança. E tudo isso, obviamente, favorece a conquista de novos clientes.

Deixe o robô trabalhar para você!!!

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São nove ferramentas integradas, incluindo o e-Recuperador, onde o robô realiza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade intelectual e de valor reconhecido.

AUDITORIA DIGITAL A FAVOR DA CONTABILIDADE CONSULTIVA

Enquanto o robô trabalha para você, mantenha seu foco na estratégia!

Mais de 210 mil empresas auditam mensalmente seus arquivos fiscais, contábeis e trabalhistas com a solução da e-Auditoria.

Visite www.e-auditoria.com.br e saiba mais sobre a 3ª Geração de Auditoria Digital!



Comentários


© 2022 por Martim Barbosa. Criado com wix.com

  • LinkedIn
bottom of page